Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de abril de 2012

TOP 10: AS MAIS BELAS CÚPULAS DE IGREJAS

LAZER&CULTURA POR REDAÇÃO - 23/04/2012

Há quem entre numa igreja em busca de fé, meditação, paz. E há gente como o fotógrafo David Stephenson que percorre templos para observar seu tetos. Desde 2003, ele registra as cúpulas de catedrais góticas na Europa, e reuniu as imagens no livro Heavenly Vaults (Cúpulas celestiais, em tradução livre). Os desenhos geométricos presentes nas partes internas das coberturas são tão simétricos que se assemelham a caleidoscópios. Como na ilusão de ótica do brinquedo, novos detalhes aparecem a cada olhada. Quem não quiser ficar com torcicolo, é só conferir a beleza de 10 cúpulas na galeria abaixo.

(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las em galeria)

1. Catedral de Monreale, Itália

Um conjunto de janelas ilumina os detalhes dourados da nave principal da catedral de Monreale, na Sicília. A construção do ano de 1.174 é um dos poucos registros da cultura normanda (norte da França) na Itália.

_________________________________________________________

2. Igreja St. Anne, Alemanha

A cidadezinha alemã de Annaberg-Buchholz tem a maior igreja gótica da Saxônia. Erguida em 1.499 como uma igreja católica, ela se tornou um espaço para fiéis luteranos 26 anos após sua fundação – a mudança também surge nos detalhes do interior, nas cores e nos formatos das abóbadas.

_________________________________________________________

3. Catedral de Santa Bárbara, República Tcheca

A catedral, um dos patrimônios históricos da Unesco (órgão da ONU), é conhecida como a igreja dos mineiros na República Tcheca – foi fundada por donos de uma mineradora de Kutná Hora. Mas, diante do declínio do setor e da forte oposição da igreja católica de Praga, a construção iniciada no fim dos anos 1.300 só foi concluída em 1905, após vários percalços.

_________________________________________________________

4. Basílica de São Francisco de Assis, Itália

A Basílica da cidade onde São Francisco de Assis viveu é um dos pontos-chave de peregrinação de católicos na Itália. Composta por duas partes, uma de estilo gótico e outro romanesco, os afrescos do interior foram pintados pelo renascentista Giotto.

_________________________________________________________

5. Catedral de Chartres, França

Um dos destaques da catedral do século 13, de estilo gótico, são os vitrais originais, que resistiram à fúria da revolução francesa.

_________________________________________________________

6. Mosteiros dos Jerônimos, Portugal

O mosteiro que fica às margens do rio Tejo é uma das obras-primas do século 16, feita em plena expansão marítima do país. Por isso, a força da navegação portuguesa inspirou os desenhos de todo o mosteiro, das portas ao claustro.

_________________________________________________________

7. Igreja Sainte-Chappelle, França

A pequena capela não é tão famosa como a vizinha Notre-Dame, mas é considerado um dos templos mais bonitos de Paris. Foi construída no século 13 para ser uma capela palaciana de dois andares, destinada à família real. A parte térrea, que seria usada pelos súditos, tem algumas imagens de santos nas paredes de cores fortes; já a superior, exclusiva aos monarcas, foi toda revestida por vitrais que contam passagens bíblicas.

_________________________________________________________

8. Igreja St. Mary, Alemanha

Feitas entre 1.544 e 1.546, as pinturas da cúpula da igreja de Santa Maria, em Pirna, têm a intenção de refletir a fé protestante. Os móveis barrocos completam o projeto iniciado em 1.466.

_________________________________________________________

9. Catedral de Ely, Inglaterra

A catedral surgiu antes da fundação da cidade britânica, por um grupo de monges que queria demonstrar sua fé com uma construção majestosa. Hoje, é ela quem atrai público para Ely: são mais de 250 mil pessoas por ano.

_________________________________________________________

10. Catedral de Lincoln, Inglaterra

A narrativa gótica da catedral, que se parece com um castelo do lado externo, está nas nervuras da cúpula, nas arcadas geométricas e nas fortes linhas verticais que são traçadas até as amplas janelas de vidro.


Fonte: http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/top-10-as-mais-belas-cupulas-de-igrejas/

ESCULTURA TUBULAR FAZ MÚSICA COM O SILÊNCIO

ESCULTURA TUBULAR FAZ MÚSICA COM O SILÊNCIO

LAZER&CULTURA POR REDAÇÃO - 23/04/2012

Cada vez que o vento passa pela área do Canary Wharf, em Londres, Aeolus solta uma série de notas musicais. A escultura ecológica, que tem o nome do senhor dos ventos da mitologia grega, foi criada pelo britânico Luke Jerram após uma dica no meio do deserto do Irã.

Um encanador, responsável pelo sistema de irrigação local, explicou ao artista que gostava do silêncio do deserto porque podia ouvir “os canos cantarem”. Na volta para casa, Jerram tratou de entender melhor as conexões entre som e arquitetura até reproduzir uma acústica que brincasse com o fenômeno.

Giro Casa Vogue: O mapa da decoração mineira por Tânia Salles

A escultura converte o silêncio em melodia sem usar energia – nem mesmo do amplificador. É que alguns tubos são ligados por linhas de nylon, como as harpas, e criam o som pelo atrito jogado até o centro da plataforma, que projeta as notas com força. Já os canos sem amarras foram ajustados para fazer uma escala de vento em baixa frequência, criando um harmonioso som de fundo.

Leia também: Alunos deslizam por tobogãs em faculdade alemã

(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las em galerias)

Curta nossa página no Facebook


Fonte: http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/escultura-tubular-faz-musica-com-o-silencio/