Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

RESENHA DO ARTIGO: MAÍNE CLARCK – ARTE EM PROCESSO NA INFÂNCIA

RESENHA DO ARTIGO: MAÍNE CLARCK – ARTE EM PROCESSO NA INFÂNCIA

O artigo Maíne Clark – arte em processo na infância é de autoria de César Pereira Cola, publicado no livro Prática de Ensino I do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo, do próprio autor.

César Pereira Cola é Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFES (mestrado e doutorado). É também artista plástico atuante, produzindo pintura, desenho e vídeos.

Neste trabalho o autor faz uma abordagem sobre o processo de criação da proposta da Arte com crianças, além de apresentar uma experiência que revela o valor do modo fenomenológico, assim como o conhecimento intelectual, artístico e didático que o profissional precisa para desenvolver um trabalho competente.

O autor traz algumas reflexões acerca das possibilidades de compreensão de mundo vivido de maneira critica e reflexiva, cujo canal de dialogo são as produções artísticas. Nesse sentido, a alfabetização perceptiva diferencia o ver e o olhar, o escutar e o ouvir, entre outros. Essa importante diferença se estabelece no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser de maneira não formal ou formal, desde que haja a intencionalidade de apreensão.

O autor fundamenta esta constatação através da observação de aulas da professora Maíne Clarck, cuja prática didática é pensada junto com as crianças buscando trabalhar o cotidiano da turma cuja atuação se faz de forma contextualizada com seu repertório teórico e prático que possui em Arte e Educação. Tal análise é resultado de um processo de planejamento e execução de uma aula de Arte na Educação Infantil, onde a mesma se impressionou pelo fato dos alunos não dominarem técnicas básicas. As aulas foram fundamentadas em conversas sobre o artista plástico brasileiro Dionísio Del Santo e o uso de formas geométricas. Contextualizando essas formas Maíne associa os elementos a uma pizza, saindo do artificial para o concreto. Depois de fazer e comerem a pizza explorando todas as formas utilizadas, as crianças foram para a sala de aula reproduzir com desenhos e colagens os elementos utilizados no concreto.

Ao relatar a experiência da professora Maíne, percebe-se que a arte possibilita abrangências culturais que viabilizam a percepção e a compreensão de cenários e suas peculiaridades. Porém para esse entendimento, é necessário a alfabetização do olhar. A proposta triangular busca promover a contextualização da arte nas mais diversas manifestações. Abrange o fazer do desenvolvimento da trajetória criativa da criança, o apreciar o desenvolvimento de leituras de imagens e o refletir o desenvolvimento teórico, mediados pelo processo de construção.

O autor enfatiza a importância de se ousar, falando do receio que os professores ainda tem ao preparar as suas aulas, principalmente de Artes. O desejo, a motivação da criança em relação à produção tornam-se elementos essenciais no ato de criação do desenho, da obra.

Por fim, o artigo sinaliza considerações vinculadas ao fazer artístico e ao fazer pedagógico onde são questionados aspectos relevantes a respeito da Arte-Educação na educação infantil. Enfocar a Arte na Educação Infantil exige uma abordagem diferenciada, fundamentada numa linguagem constante de comunicação e reflexão com o próprio meio social, onde aconteça cotidianamente uma postura plural, interacionista e crítica.

A obra apresentada é de extrema valia para arte-educadores, professores de Arte de todos os níveis de ensino, bem como os demais profissionais envolvidos na educação infantil, pois permite uma reflexão básica sobre o fazer artístico com crianças bem como uma proposta de mudança de postura frente a este nível escolar.

Kenia Olympia Fontan Ventorim

Graduada em Pedagogia – Orient./Adm. Escolar

Especialização em Psicopedagogia e Arte-Educação

Graduanda do Curso de Artes Visuais pela UFES

Ana Paula Telles Zavarize Ambrozim

Graduada em Pedagogia – Supervisão Escolar

Especialização em Docência Superior e Alfabetização e Letramento

Graduanda do Curso de Artes Visuais pela UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário