Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

Arte Grega

As cidades-estados eram governadas na Grécia antiga eram governadas pela aristocracia, culta e amante da arte. O valor do homem como individuo era colocado em destaque desde os poemas homéricos, escritos no século VIII e, essa concepção humanística se refere em toda arte figurativa grega. Na escultura, essa concentração da atenção sobre o homem se concretiza na realização de estátuas em que o homem surge na plenitude da juventude.

Os gregos tinham o estilo de utilizar as suas expressões artísticas como meio de falar sobre a composição de seus valores religiosos.

Entre outras características, podemos destacar que os gregos tinham uma grande preocupação em privilegiar conceitos que primavam pela interação entre o equilíbrio, a beleza e a simplicidade.

As esculturas gregas eram feitas de bronze ou de mármore, tinham uma função decorativa ou serviam para culto religioso. A escultura devia representar uma ideal de harmonia, equilíbrio e racionalidade. Eram caracterizadas pelo movimento, a serenidade, e a expressividade. Os gregos davam uma grande importância à figura humana, à representação do nu e à escala humana nas estátuas. As estátuas tinham rigor técnico, corretas noções de anatomia e regras geométricas (ou seja, representavam a figura humana à proporção da realidade).

A escultura Arcaica





Período Clássico














Período Helenístico






Nenhum comentário:

Postar um comentário