Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Artes Visuais

Pólo de Venda Nova do Imigrante

Aluna: Ana Paula Telles Zavarize Ambrozim

Mapa Conceitual

Abóbada: Cobertura encurvada de uma sala ou fórnice de um arco do triunfo. Entre os tipos mais comuns, contam-se abóbada de berço, de estrutura semicilíndrica, e a de cruzaria, formada por quatro secções, ou panos , resultante da interseção de duas abóbadas de berço.

Afresco: Técnica pictórica que emprega as cores misturadas com água e aplicadas sobre o revestimento ainda úmido, tornado mais profunda a penetração.

Anfiteatro: Edifício de planta elíptica que apresenta no exterior uma sobreposição de galerias constituídas por arcos apoiados em pilares, destinado ás lutas de gladiadores e a batalhas navais.

Animismo: Crença ou sistema de pensamento que atribui ao alma própria a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos da natureza.

Arcobotante: Arco ou semi-arco disposto em angulo reto a uma parede para transmitir o empuxo lateral de uma abóbada a um apoio exterior.

Cânone: Regra geral de onde interferem regras especiais.

Capitel: Parte superior das colunas. O capitel pode apresentar diferentes formas: dórico, jônico, coríntio.

Compósita: Foi uma ordem de arquitetura clássica desenvolvida pelos romanos a partir dos desenhos das ordens jônica e corintia.

Dolmens: Monumento formado por uma pedra grande e chata apoiada sobre duas pedras verticais, os menires, fincadas no chão. É semelhante a uma grande mesa.

Estelas: Bloco de pedras usados em túmulos e outros monumentos no qual se faziam inscrições, na maioria das vezes em baixo-relevos.

Frontões: O frontão e o arremate triangular existente acima das portas ou colunas e embaixo dos telhados.

Helênicos: Povos do leste europeu que falavam dialetos indu-europeus. Mais tarde unificados formariam a Grécia.

Hipogeus: Construção subterrânea usadas pelos egípcios como túmulo.

Ka : Entre os antigos egípcios, o Ka dignavam uma espécie de alma que acreditavam que existia tanto nos homens como nos deuses.

Kore: O termo kore ou koré, com plural korai (do grego,mulher jovem), é uma tipologia escultorica do período arcaico da Grécia antiga. Consisti em uma estatua feminina em pé. A versão masculina do mesmo gênero se designa kouros.

Kouros. Do grego, jovem, com plural kouroi, designa um tipo de estatua da Grécia Antiga, representando um jovem do sexo masculino. Esta figura apresenta-se sempre em pé e desnuda, com cabelos longos e frisados e trazendo no rosto sereno o sorriso típico da escultura do período arcaico da arte grega (c.650 a.C. a.500 a.C.).

Mastabas: Túmulos construídos em formato retangular que possuíam diversas câmaras, inclusive alguma subterrâneas.

Menires: Grandes blocos de pedras fincadas ao chão verticalmente.

Nomos: Nomo era uma divisão administrativa do antigo Egito. A palavra nomo deriva do grego nomos, plural: nomoi. Para se referirem a estas regiões administrativas os egípcio usam primeiro a palavra sepat e mais tarde, durante o período de amarna, qâb.

Peristilo: Pátio interior da domus, palavra latina que significa casa. É rodeado de colunas que suportam um pórtico.

Pórtico: Coluna ligada por um teto à parede externa de um edifício. No caso de uma igreja, também chamado nartex; entorno de um pátio, chama-se átrio ou clausto.

Semita: O termo semita tem como principal designação o conjunto lingüístico composto por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os árabes e hebreus, que compartilham as mesmas origens culturais.

Spart: Aglomerações urbanas províncias na antiguidade.

Transeptos: Parte da igreja disposta em ângulos retos e com a nave e a extremidade oriental, as vezes com colaterais, e que geralmente cotem capelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário