Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Artes Visuais

Pólo de Venda Nova do Imigrante

Tutora presencial: Elis

Tutora á distância: Vanessa Aparecida de Oliveira

Grupo:

Ana Paula

Naiara

A civilização Inca

Introdução

Acredita-se que os incas chegaram às terras férties da região de Cuzco (sul do atual Peru) no final do século XVIII. Influenciados pela cultura de outros de outros povos que viviam na região, os incas fundaram uma sociedade que alcançou grande expressão por quase três séculos, até a chegada dos espanhóis.

Os incas chamavam seu grande império de “Terra dos Quatro Cantos” (Tahuantimsuyu). Ocupando uma extensa área (que compreendia territórios dos atuais Equador, Peru e Bolívia, ao norte, e do Chile e da Argentina, ao sul), o Império Inca chegou a reunir 12 milhões de súditos.

Resumindo: Os incas habitaram a Cordilheira dos Andes, na região do atual Peru, entre os anos de 3000 a.C e 1500 da nossa era.

Dominação política

Os povos dominados pelos incas pagavam tributos na forma de trabalho. Muitas vezes, eram forçados a migrar para regiões determinadas pelos administradores do império. A organização visava garantir a defesa do território e o equilíbrio no abastecimento de toda a população, mesmo em períodos de escassa colheita.

As atividades econômicas

A base econômica dos incas era a agricultura. Nas áreas desérticas, empregavam técnicas de irrigação; nas encostas das montanhas, construíam terraços. Cultivavam milho, feijão, batata, algodão, tomate, pimenta, abacaxi e outros, usando como adubo o guano, composto formado por excrementos de aves marinhas e morcegos.

Os incas domesticavam Ilhamas e alpacas, dos quais obtinham carne, leite e lã. Esses animais serviam também como meio de transporte na acidentada geografia dos Andes.

O artesanato era bastante desenvolvido, com destaque para a tecelagem, a metalurgia e a produção de objetos de cerâmica.

A composição das elites incaicas

Os Incas desenvolveram de fato um Império centralizado e teocrático, onde o Imperador, chamado Sapa Inca era considerado um deus, descendente direto do sol, supremo legislador e comandante do exército, suplantando a antiga unidade social, o Ayllu,(clã).

Arte Inca

Mais de 2 mil anos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, os incas já tinham uma cultura rica e própria, diferente das de outros povos pré-colombianos. Com o passar dos séculos, os incas alargaram seus territórios e foram assimilando características de outras culturas: chavins, nascas, huaris, paracas, tiahuanacos, mochicas e chimús. Pouco antes da descoberta da América, os incas dominavam um grande território que abrangia litoral e montanhas e haviam desenvolvido uma arte sofisticada, original e de elaborada técnica.



Os Incas desenvolveram um estilo muito funcional pública avançada da arquitetura que era notável para a sua engenharia e técnicas de pedra finas do edifício. A planta das cidades foi baseada em um sistema das avenidas principais cruzadas pelas estradas menores que convergiram em um quadrado aberto principal cercado edifícios municipais e igrejas. A estrutura era de somente um assoalho de um conjunto perfeito de pedras cortadas; usaram também o tijolo da terra e da palha nas regiões litorais.Nas

regiões da montanha, como a espetacular cidade dos Andes situada em Machu Pichu, a arquitetura Inca refletiu adaptações engenhosas do relevo natural.

Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc).
Embora a maior parte das peças em ourivesaria tenha sido destruída pelos espanhóis durante a ocupação do território, ainda sobraram mantos sacerdotais bordados a ouro, luvas de ouro (manoplas) também para uso dos sacerdotes, capacetes ornados, copos, taças, pratos, brincos e placas peitorais. No intuito de educar os futuros imperadores, criados em total reclusão, os incas produziram, em ouro, pequenas esculturas que reproduziam atos sexuais. A prata era usada cotidianamente e, dos objetos feitos neste material, restaram poucos exemplares: canecas, jarras, pratos, talheres e enfeites domésticos.

Mitologia e religião

Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo poderoso. Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da
chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.

Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de
Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário