Total de visualizações de página

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Análise de Imagem: Musas

Análise de Imagem: Musas

"Canta celeste Musa a primeira desobediência do homem. E o fruto daquela árvore proibida cujo funesto manjar trouxe a morte ao mundo e todos nossos males com a perda do Éden, até que um Homem, maior, reconquistou para nós a mansão bem-aventurada".

John Milton, O Paraíso Perdido

Segundo o site Wikipédia "as musas são entidades mitólogicas a que são atribuidas capacidade de inspirar a criação artística ou científica". O site acrescenta ainda que "musa, no singular, é a figura feminina real ou imaginária que inspira a criação. O correspondente masculino seria o fauno, todavia este ser não tem exatamente a mesma capacidade inspiradora na mitologia".

A origem mitologica das musas é que após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os titãs, pediram a Zeus que se criassem seres divinos capazes de cantar a vitória e perpetuar a glória dos Olímpicos.

Nos primórdios, eram apenas deusas da música, formando um maravilhoso coro feminino. Posteriormente, suas funções e atributos se diversificaram.

Muitas imagens deixam perplexo o observador porque este não identifica o seu tema e não sabe relacionar as figuras com os objetos representados. Efetivamente, as alegorias são as imagens de mais difícil interpretação. A alegoria é uma representação que personifica conceitos, principios morais, como as virtudes, os vícios, a dama, a glória , a justiça, etc.

Assim, o conteúdo da obra e seu reconhecimento é feito com base em um sistema de signos iconográficos -figuras, objetos, simbólos-muito rico e variado. Esses signos são considerados atributos da obra. Na iconografia de uma musa por exemplo,encontramos atributos e atitudes diferentes, em função da disciplina artística ou científica com a qual eram associadas, porém encontramos semelhanças nelas como: um ar majestoso de uma jovem bela, que ornamenta em grande parte uma corao, ora de ouro, ora de flores, louros e grinaldas.Carregam consigo algum objeto relacionado a sua divindade e seu poder. Suas roupas são representações simbólicas de inspiração e divindade.

O gênero mitológico compreende temas relativos à mitologia grega, romana ou de outras civilizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário