O brincar para a criança é fundamental para o seu desenvolvimento. É através da brincadeira que ela, com o uso da imaginação e da criatividade, lida com a ansiedade, seus medos e frustações.
Através do jogo e do brinquedo a criança experimenta, cria, organiza-se e constrói normas para si, para os outros e para o grupo.
Através do brincar, a criança compartilha pontos de vista diferentes dos seus, percebe como os outros vêem-na, possibilitam a experiência de governar e ser governado e, acima de tudo, governar a si mesma. Essas experiências permitem à criança pensar sobre seus feitos, sobre suas falas e ações e o que estas são capazes de provocar nos outros. Aprendem o que é necessário fazer ou de que modo interagir para a brincadeira continue acontecendo.
Estudos feitos sobre a história da infância nos mostram que a criança vê o mundo através do brinquedo. Para alguns autores, o brincar e o jogar documentam como o adulto coloca-se com relação à criança e mostram suas concepções e representações do sujeito criança.
O jogo ensina ao professor como seu aluno aprende, relaciona-se, expressa-se, levanta hipóteses, é uma fonte de informações sobre a vida intelectual e afetiva de quem aprende. É fundamental que o jogo seja utilizado como suporte do desenvolvimento da aprendizagem e que o professor atue propondo problemas e assumindo a condição de parceiro na interação.
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