Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Após a leitura do RCNEI e dos textos pesquisados por você, estipule diferenças e familiaridades entre eles

Em todos os textos analisados e estudados definem a arte como capacidade que tem o homem de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria: ou atividade que supõe criação de sensações ou de estados de espírito, em geral de caráter estético, mas carregados de vivência intima e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongar ou renovar.

De acordo com Paulo Renato Souza, o Referencial Curricular Nacional pretende apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

É percebido também em todos os textos analisados que o ensino, no Brasil, está passando por grandes modificações, cuja linha é o entendimento da distinção e da interação entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem. No núcleo dessas alterações, encontra-se o abandono da concepção da aula de artes como descanso, distração, como mera interrupção inserida no estudo de conteúdos tidos como mais importantes. Um número crescente de professores vem não só explorando as instigantes possibilidades que o conteúdo Arte oferece no processo de aprendizagem dos alunos, como também vem estabelecendo ligações mais significativas entre a arte e as demais aeras curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário