Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Universidade Aberta do Brasil

Universidade Federal do Espírito Santo

Artes Visuais- Licenciatura

Ana Paula Telles Zavarize Ambrozim

PROJETO: LUZ E SOMBRA

Venda Nova do Imigrante- ES

2010

Ana Paula Telles Zavarize Ambrozim

PROJETO: SOMBRA E LUZ

Trabalho da disciplina Seminário III do curso

de Artes Visuais como exigência

parcial para obtenção de nota.

Professora: Sônia

Tutora presencial: Renata Casagrande

Tutora á distância: Vanessa Aparecida de Oliveira

Venda Nova do Imigrante- ES

2010

Sumário

1 Introdução....................................................................................................

2-Tema...........................................................................................................

3-Tempo estimado...........................................................................................

4-Público alvo..................................................................................................

5-Justificativa .................................................................................................

6- Objetivo geral .............................................................................................

7- Objetivos específicos .................................................................................

8- Recursos específicos ..................................................................................

9- Cronograma de atividades...........................................................................

10- Avaliação .................................................................................................

11- Referências ...............................................................................................

12- Anexos .....................................................................................................

1-Introdução

“As sombras são preciosos instrumentos de conhecimento.
Em vez de esconder, revelam.”
Roberto Casati

A luz é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte e a alternância entre a Sombra e a Luz sem dúvida tem fascinado o homem desde a aurora da humanidade.

Num desenho em duas dimensões, a luz e sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. O volume depende da luz que recebe, e por conseqüência das sombras que ele produz. A definição do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras. Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria. Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de meia sombra que pode variar em extensão dependendo da velocidade da luz.

2-Tema: Luz e sombra

3-Tempo estimado: Dois meses.

4-Público alvo: 1º Ano do Ensino Médio

5-Justificativa

Ao contrário do que muitos pensam a sombra não é o oposto da luz; ela é parte da percepção de que existe luz. Desde fenômenos astronômicos, como um eclipse ou uma simples noite, até o processo de ampliação fotográfica, tudo não passa de um jogo de sombras, por isto este projeto, pois o sombreado valoriza as formas, representando os contrastes entre luz e sombra, os relevos e os planos.

6-Objetivo geral

  • Diferenciar, produzir e aplicar o efeito de luz e sombra.

7-Objetivos específicos:

  • Conhecer a técnica de hachuras (linhas paralelas se entrecruzando) para trabalhar o efeito de luz e sombra.

· Oferecer situações de discussão e experimentação.

· Identificar e entender alguns conceitos e suas variáveis, como objeto, fonte de luz e anteparo.

· Agir sobre o conceito a ser estudado, por meio de investigação, levantamento de hipóteses, verificação prática e registro.

8-Recursos necessários
Lanternas, papéis diversos (cartolina, celofane, papel-manteiga, papel translúcido, papel-cartão, sulfite), máquina fotográfica, retroprojetor, lençol ou pano branco, TNT colorido e tecido grosso preto.

9-Cronograma de atividades

1ª ETAPA

Reúna todos numa sala e apague as luzes. Ilumine com uma lanterna as páginas do livro O Teatro de Sombras da Ofélia e leia para a garotada. É a história de uma senhora que tem a vida modificada depois que dá abrigo a um grupo de sombras. Estimule a discussão sobre por que e como elas aparecem. Elas só existem de dia ou de noite também? Nossa sombra fica sempre atrás de nós? Com essas informações, você já conseguirá saber o que o grupo conhece sobre o tema e que atividades poderão ser mais proveitosas para a turma.

2ª ETAPA

Com as hipóteses colocadas, proponha uma experiência. Desvie a lanterna para as mãos da meninada. Aproxime e afaste o facho de luz da parede, mostrando como a projeção diminui e cresce. Desligando a lanterna, levante a questão da dependência entre luz e sombra: uma existe sem a outra? É um bom momento para introduzir a nomenclatura correta, com palavras como objeto e anteparo. Depois de cada atividade, solicite que os pequenos registrem o que observaram, em relatos ou desenhos.

3ª ETAPA

Sugira brincadeiras como pega-pega de sombra, fotografia dela sobre diferentes superfícies (grama, terra, cimento) e manipulação do retroprojetor. Retome o livro de sombras sempre que houver interesse e converse sobre as situações. Com base nas questões levantadas, peça aos pequenos que elaborem hipóteses e as registrem no caderno.

4ª ETAPA

Organize experiências em grupo para testar as hipóteses cogitadas. Identifique com a classe as fontes de luz natural (primária) ou artificial (secundária). Coloque um objeto sob a luz do Sol e leve todos para observá-lo de hora em hora para ver o que aconteceu. Sugira que uma criança contorne a sombra no chão com giz. Outras podem anotar os horários de visita. Certamente surgirão discussões sobre por que ela muda de lugar, como ela cresce etc.

5ª ETAPA

Monte duas telas: uma com tecido grosso e outra com um bem fino. Acenda a lanterna do lado oposto ao que estão todos e peça que digam o que observam. Por que o anteparo feito com a trama fina deixa passar a luz e a grossa não? Explique o conceito e o fenômeno da absorção. Aproveite para introduzir a reflexão em superfícies como a do espelho e outras semelhantes. O que acontece quando a luz bate nelas? Será que as sombras precisam ser sempre pretas? Depois de ouvir as hipóteses, mostre papéis translúcidos e transparentes, colocando-os ora na frente da luz, ora entre a fonte e o objeto.

6ª ETAPA

Analise os registros e debata as hipóteses que foram comprovadas ou não. Tire conclusões com todos. Como escriba, anote tudo o que for dito e depois organize um relatório. Em roda, promova uma discussão coletiva sobre as conclusões tiradas dos experimentos que você registrou.


Disco de Newton é outro tema que pode ser trabalhado logo após a atividade.

10-Avaliação
Manter um registro de todas as fases da atividade, levando em conta indicadores como o uso dos novos termos aprendidos em situações de brincadeira, o modo como cada um lança mão de desenhos ou descrições e socializa suas idéias em grupo, o levantamento de questões e formas de investigá-las, a curiosidade e o envolvimento com o tema trabalhado.

11-Referências

http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u13.jhtm

http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?Paramend=1&IDCategoria=6242

http://antigo.revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário