Total de visualizações de página

domingo, 7 de novembro de 2010

Tarefa "Pesquisa Individual sobre História da Fotografia"

  • Tarefa "Pesquisa Individual sobre História da Fotografia"

    Por Ana Paula Telles Zavarize Ambrozim

  • Equipamentos


Câmera Voigtländer para daguerreótipos - 1841

Construir um aparelho fotográfico já foi uma actividade artesanal que requeria grande paixão e entusiasmo. Mas hoje em dia, habituados a ver as pequenas câmeras compactas produzidas em larga escala, olhamos com um sorriso condescendente para as primeiras tentativas de construir a caixa mágica que capturava as imagens numa chapa de vidro. No início do século XIX, quando a fotografia dava os seus primeiros passos, vários construtores se lançaram nesta árdua tarefa. Com muitas dificuldades, muito engenho e também alguma ingenuidade, produziram máquinas absolutamente fascinantes que, longe de nos fazer sorrir, deviam, pelo contrário, suscitar a nossa admiração.

Os primeiros modelos, antepassados dos modernos aparelhos, eram grandes e pesadas caixas de madeira polida com aplicações em metal. Representavam a essência da técnica fotográfica: uma abertura com uma lente que dirigia a luz para o fundo da câmara escura onde se encontrava uma chapa de vidro com a emulsão. As primeiras emulsões, daguerreótipos, calótipos ou colódio húmido, eram ainda pouco sensíveis à luz. Somente no início da década de 70' começaram a aparecer as primeiras chapas utilizando gelatina. Foi também por esta altura que aumentou a sensibilidade das emulsões e, consequentemente, a sua rapidez.



  • Fotografia que marcou a História
  • 1855 – O britânico Roger Fenton fotografa durante quatro meses a Guerra da Criméia (1853-1856). Para fazer seu trabalho, transforma uma carruagem puxada por cavalos em quarto escuro, onde revela as chapas. Ao todo, produz 360 fotografias. Realiza assim a primeira grande documentação de uma guerra e dá início ao fotojornalismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário