Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

Athos Bulcão

* Rio de Janeiro, RJ. 1918 d.C
+ Brasília, DF – 31 de Julho de 2008

“Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral”.

Athos Bulcão,foi um renomado pintor, escultor, arquiteto, desenhista e mosaicista brasileiro.

Pintor, escultor, decorador, desenhista, pintor e professor. Decidiu dedicar-se às artes plásticas em 1939, quando optou por abandonar a Faculdade de Medicina que estava cursando.

Ele perdeu a mãe, Maria Antonieta da Fonseca Bulcão, de enfisema pulmonar, antes dos cinco anos e foi criado por seu pai, Fortunato Bulcão, amigo e sócio do escritor Monteiro Lobato. Em sua família, havia um interesse pela arte. Suas irmãs o levavam freqüentemente ao teatro, aos salões de artes, aos espetáculos de companhias estrangeiras e à ópera. Athos Bulcão, aos quatro anos, já ensaiava desenhos, porém só chegou às artes graças a uma série de acidentais e lances do acaso.

Nascido no bairro carioca do Catete, desistiu do curso de medicina em 1939 para se dedicar às artes visuais. Sua primeira exposição individual veio em 1944, na inauguração da sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil, em sua cidade natal.

Em 1945 trabalhou como assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte Em seguida, mudou-se para Paris, onde viveu até1949.

Foi funcionário do Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultura, onde trabalhou com ilustração de publicações. Também realizou trabalhos como artista gráfico e desenhista.

Na função de escultor e mosaicista, passou a colaborar com Oscar Niemeyer em 1955, integrando o esforço de construção de Brasília a partir de 1957. Em 1958, mudou-se definitivamente para a capital brasileira. Nos anos 1960, estabeleceu parceria com o arquiteto João Figueiras Lima, cujas obras eventualmente apresentam painéis criados por Athos.

Pelo conjunto da obra, recebeu vários prêmios e condecorações, como a Ordem do Mérito Cultural, recebida em 1995 do Ministério da Cultura.

Faleceu aos 90 anos de idade no Hospital Sarah Kubitschek da Asa Sul em Brasília, devido a complicações do mal de Parkinson

Trabalhos em Brasília

Athos deixou sua marca em Brasília, com painéis em diversos edifícios:

§ Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

§ Parque da Cidade Sarah Kubitschek

§ Torre de TV

§ Teatro Nacional Cláudio Santoro (relevo externo)

§ Universidade de Brasília (Instituto de Artes)

§ Escola Classe 407 Norte

§ Escola Classe 316 Sul

§ Mercado das Flores — 916 Sul

§ Hospital Sarah Kubitschek

§ Gran' Circo Lar

§ Palácio da Alvorada (pintura do teto da capela)


Nenhum comentário:

Postar um comentário