Iluminismo
Muitos pensadores que viveram nos séculos XVII e XVIII acreditavam que a razão poderia iluminar o mundo e os seres humanos. Iluminar, nesse caso, tem o sentido de explicar, de “fazer compreender”, abrir a mente a as novas idéias. Esses pensadores foram chamados de iluministas, e o movimento que eles criaram recebeu o nome de Iluminismo ou Filosofia das luzes.
Muitos dos pensadores que participaram desse movimento viviam sob o Antigo Regime/monarquias absolutistas, em que o rei, a nobreza e o clero acumulavam poder e privilégios, e as pessoas não podiam dizer livremente o que pensavam. Os iluministas opunham-se a essa situação. Eram contrários ao autoritarismo dos reis, aos privilégios da nobreza e do clero, à intolerância religiosa e à falta de liberdade de expressão.
A razão era, para os iluministas, o valor supremo. Só por meio da razão, isto é, do ato de pensar, os homens poderiam alcançar o esclarecimento, a luz. A maioria das pessoas, segundo esses pensadores, vivia mergulhado na ignorância, na superstição e no fanatismo religioso: só a razão as esclarecida.
Os iluministas acreditavam que a razão devia penetrar em todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância. Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplesmente porque havia sido assim sempre ou porque estava sendo dito por uma autoridade. Todo novo conhecimento devia estar aberto à critica.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças profundas, iniciadas por volta de 1760, no modo de os seres humanos viverem, relacionarem-se e produzirem mercadorias. Antes da Revolução Industrial, as formas de produção predominantes nas cidades européias eram o artesanato e a manufatura.
A Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do capitalismo – modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca do lucro. Formaram-se dois novos grupos sociais: a burguesia industrial (donos das matérias-primas, das fábricas e das máquinas ) e o operariado (que trocava sua força de trabalho e, conseqüentemente, aumento da produtividade, isto é, passou-se a produzir mais em menos tempo. Além disso, o trabalhador perdeu o conhecimento do processo de produção como um todo.
Revolução Francesa
A França do final do Séc. XVIII era o pais mais populoso da Europa e também um dos mais injustos.
Predominava na França o Antigo Regime, uma sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes privilégios e o rei apresentava-se como um representante de Deus na Terra (absolutismo de direito divino).
Naquela época, a sociedade francesa estava dividida em três Estados: o Primeiro Estado (o clero); o Segundo Estado (a nobreza) e o Terceiro Estado (camponeses, burgueses e trabalhadores das cidades). O rei, os outros nobres e o clero possuíam terras, poder e privilégios, como o de não pagar impostos. Já o Terceiro Estado pagava todos os impostos e sustentava com seu trabalho o Primeiro e o Segundo Estados. Isso gerava freqüentes protestos.
A Revolução Francesa teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas idéias iluministas, a sublevação de lema"Liberdade, Igualdade, Fraternidade"ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das idéias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
Arte Acadêmica
Entende-se como arte acadêmica a pintura e escultura produzidas sob a influência das academias européias do Século 19, nas quais muitos dos artistas recebiam seu treinamento formal.
É caracterizada pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte. Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras.
Fonte:
http://www.algosobre.com.br/historia/revolucao-francesa-1789-1799.html
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-francesa.htm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100111122721AAJQwJK
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