Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

Visita Virtual ao Palácio Anchieta

Tarefa: Visita Virtual ao Palácio Anchieta

Sempre fiquei encantada com o Palácio de Anchieta por sua beleza e grandiosidade, por isso sempre quis conhecê-lo melhor e a execução desta atividade me proporcionou um conhecimento maior acerca da sua história bem como de sua arquitetura. É claro que não consegui fazê-la com facilidade já que há uma escassez grande de material, mas o prazer foi maior, pois me trouxe conhecimento do contexto histórico do nosso Estado.
Segundo o site pesquisado Wikipédia, no “Século XVI, o Palácio Anchieta foi construído pelos padres jesuítas e até 1760 abrigou o Colégio de São Tiago. O Palácio é utilizado como sede do Governo do estado do Espírito Santo desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.”
O prédio é de origem jesuíta e é a única construção jesuítica que no período colonial possuiu duas torres sineiras e um relógio. É um dos quatro edifícios no Brasil que possui a técnica do Esgrafito (técnica de afresco, executada enquanto as argamassas não secaram totalmente), uma técnica mourisca do séc. XVI de origem árabe.
O prédio tal como conhecemos hoje é resultado de inúmeras modificações realizadas nele ao longo do tempo e por isso percebemos a presença do ecletismo neste monumento já que em tal método (ecletismo) encontramos diferentes estilos históricos em uma única obra e ele se baseia na convicção de que a beleza ou a perfeição pode ser alcançada mediante a seleção e combinação das melhores qualidades das obras dos grandes mestres.
Podemos observar traços do ecletismo no monumento como um todo já que em suas fachadas percebemos vários estilos arquitetônicos, como Rococó já que as aberturas são em círculo, romanas o conjunto de janelas. Portanto, o ecletismo fica evidente, pois em suas fachadas encontramos elementos da arquitetura clássica, neoclássica, colonial e jesuítica.
O estilo é Neoclássico, o frontão é proveniente do estilo greco-romano e sua identificação é feita através do triângulo que se vê nas fachadas. Constitui-se de duas partes que são:A cimalha que é a base do triângulo e as Empenas que são os dois lados que fecham o triângulo.
De fato o palácio é ecletico mas é uma cópia muito distante da grandeza e exuberância dos estilos gregos e romanos, mas é um monumento belissimo que representa o ecletismo em nosso Estado e se tornou um lugar de memória pois apresenta vestigios da história do Espirito Santo e é fruto da contribuição das várias eras históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário