Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

A República - Livro VII

A República – Livro VII

Por Ana Pismel

Com o Livro VII, o excurso incrustado no trajeto da obra é concluído na exposição da Teoria das Idéias, em cujo contexto é requerida para ilustrar a natureza do conhecimento pleno e verdadeiro, que Sócrates julga ser necessário fazer chegar aos guerreiros filósofos, ou seja, os guardiões governantes de cidade sua perfeita. Nesse parêntese foi discutida a viabilidade da cidade perfeita, que só pode existir de fato se tiver filósofos por governantes, sua natureza e, seguidamente, a natureza do conhecimento verdadeiro. É esse exame que vem sendo empreendido dês de o Livro V, e agora encontra sua conclusão com a bela exposição da natureza do conhecimento do inteligível presente na Alegoria da Caverna, que descreve a ascensão da alma ao mundo das idéias e, principalmente, à idéia do bem – tida como princípio de perfeição de todas as demais.

Logo de início, Sócrates compara a o trajeto que tira o homem da ignorância e o leva ao conhecimento verdadeiro com a situação na qual estaria um grupo de pessoas que sempre viveu na escuridão de uma caverna, preso por grilhões, podendo ver apenas sombras que lhe chegavam da entrada da caverna atrás deles e refletidas na parede para a qual estavam voltados. Esses homens, tendo sempre vivido na escuridão, conseguem ver apenas as sombras do que se passa fora de sua caverna e, não tendo consciência de que haja algo além da realidade dela, tomam por reais sombras que não passam de simulacros do mundo exterior. Diante disso, se libertasse-mos um dos que lá viviam, coloca Sócrates (515 c), e o arrastasse-mos para fora da caverna, com certeza ele se oporia e o contato repentino com a luz do dia o cegaria por completo. E se, ainda, quisesse-mos fazê-lo acreditar que a verdadeira realidade era a que ele via então, isso de nada adiantaria, pois ele certamente quereria voltar para sua caverna. Mas, se aos poucos mostrasse-mos a essa pessoa as sombras, os reflexos, depois as estrelas e a noite, fazendo-a contemplar o céu diurno e, finalmente, a luz do Sol, então ela perceberia como fora falha sua visão até então, e preferiria viver na condição de escrava a voltar para a escuridão da caverna (516 d).

Da mesma maneira que a adaptação da visão se dá o caminho rumo ao conhecimento do inteligível. A alma não pode ser levada a contemplar a idéia do bem, nem qualquer outra idéia, de modo repentino e que não seja por iniciativa própria, pois a ascensão a um patamar cada vez mais alto de conhecimento só pode ser realizada por uma alma que – além de aptidão natural para o aprendizado – tenha empenho na busca desse conhecimento. A ausência de luz, ou seja, a caverna, representa nessa alegoria a ignorância, na medida em que a escuridão limita a visão da realidade assim como os equívocos e variantes da opinião limitam o conhecimento pleno das idéias. As opiniões agem como sombras que, tomadas por realidade, confundem a visão da alma, embargando sua apreensão do verdadeiro conhecimento presente não nas coisas, mas nas idéias. Do mesmo modo, é indo de degrau em degrau que se chega ao conhecimento do mundo das idéias, no qual se pode contemplar uma visão das essências, ou seja, a completude do Sol. Apenas à luz de todo o conhecimento do inteligível é que se pode superar a variabilidade do campo das opiniões e enxergar a idéia de bem que, segundo Platão, rege e participa de todas as demais idéias. Com efeito, alguém que, tendo passado da opinião à inteligência plena, jamais quereria voltar ao convívio do senso-comum, pois a ela de nada seria proveitoso nem agradável, uma vez que tem acesso à plenitude do campo do inteligível. Como Sócrates destaca, decorre daí tanto a incompreensão dos filósofos genuínos por parte das cidades reais, quanto a superioridade intelectual dos governantes da cidade prefeita.

Seguindo a analogia Ver/Conhecer, entremeada em toda a Alegoria, percebe-se o quanto a Teoria das Idéias de Platão esta baseada nessa relação, dado que toda a discussão posterior é construída sobre as decorrências desse mecanismo de conhecimento por meio dos “olhos da alma” que deve ser estimulada nos futuros governantes. Essa discussão consiste em estabelecer as ciências que se deve passar a esses aprendizes (com destaque para o cálculo e a geometria), assim como na colocação da exigência de fazê-los retornar às tarefas comuns da cidade, a fim de habituá-los ao senso comum, para que possam conhecer as particularidades da vida prática, angariando experiência para o governo.

Por fim, é interessante ainda destacar, nessa concepção, a existência de dois mundos – o do visível e o do inteligível – sendo que o segundo possui o conhecimento das idéias e contém a plenitude das essências, sendo imutável. Já o primeiro abriga apenas cópias dessas idéias, contendo imperfeições e variantes, de modo que nele reina a opinião, não sendo possível nele se chegar a qualquer conhecimento verdadeiro. Ele é mutável, abriga variações que turvam a visão da inteligência, atravancando o conhecimento das idéias. É por isso que se deve educar nos futuros governantes tanto o corpo quanto a alma, levando adiante esses trabalhos apenas com os que se mostrarem aptos a aprender, pois para governar a cidade perfeita, nada menos que o conhecimento da idéia do bem e do pleno mundo das idéias é requerido. Os que vierem a governar, ainda, tendo o conhecimento do pleno, com certeza não se deixarão levar por interesse, pois sabendo haver uma vida mais valiosa que essa, terão o governo não como indicativo de poder, mas como inevitável na condição de filósofos guardiões da cidade – governando, assim, em vista de seu bem e dos demais, não dos próprios interesses.

Com o termino desse desvio, Sócrates e seus interlocutores voltam a discutir questões da cidade como um todo, retomando a discussão acerca da organização da cidade com relação aos temas tratados anteriormente, porém agora à luz das novas conclusões.

Bibliografia

Platão, A República; tradução de Ana Lia de Almeida Prado; Martins Fontes, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário