Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Desenho II - Relatório Final

Relatório final

O portfólio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelo aluno, aqui no caso por mim, ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efetuada bem como dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afetivo. Reflete também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua. Portfólio é uma pasta utilizada para guardar papéis, desenhos... Enfim, o Portfólio é uma modalidade de avaliação que tem como principal objetivo o acompanhamento no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Desde o ano de 2006 nós professores das séries iniciais da EEEFM “Fazenda Camporês” localizada em Rancho Dantas, zona rural do município de Brejetuba, preocupados em estudar e questionar sobre o portfólio buscando respaldos que garantam uma boa aprendizagem e por tratar-se de uma oportunidade onde nós professores e toda a família do aluno pode acompanhar o seu processo de crescimento e desenvolvimento intelectual, havendo assim uma interação entre família e comunidade escolar adotamos o portfólio como prática de avaliação.

Nesse sentido, sei que o portfólio é um documento pessoal do aluno, que tem a autonomia de fazer parte de sua própria construção do conhecimento, pois é uma prática em minha vida desde o ano de 2006.

Ao começar o curso de Artes Visuais e principalmente com a Disciplina de Desenho fiquei um tanto apreensiva, nervosa e preocupada, pois me deparava com alguns pensamentos de perfeição acerca do desenho e das manifestações artísticas, mas com o decorrer do curso sobretudo com a disciplina de desenho I e II fui convidada a colocar em prática a teoria estudada e contatei que a teoria é mais fácil que a prática porém sei que ambas devem andar atreladas. As atividades estão contribuindo para maior entendimento sobre a teoria estudada além de o treinamento ser importante para o aperfeiçoamento da prática, portanto é enriquecedor fazê-las.

Senti algumas dificuldades quanto ao uso da perspectiva nos desenhos. Antes de iniciar o desenho, desenhava-o imaginariamente e somente depois é que o colocava no papel, mas mesmo contendo conhecimentos teóricos básicos sobre a perspectiva em alguns momentos senti muita dificuldade em realizar as atividades fazendo vários desenhos para se chegar ao produto final que a meu ver ainda é muito elementar. Sabedora dessa dificuldade já estou pesquisando mais sobre o assunto, consultando colegas e professores para melhor desempenho dos próximos desenhos.

Outro conceito que também senti dificuldade inicialmente, mas que no decorrer das atividades fui aperfeiçoando são os conceitos de sombra e luz, que percebo que são essenciais para um bom desenho.

Mas a aprendizagem maior por mim assimilada e que percebo como fundamental é sobre os conceitos de erro e acerto e como disse o professor Fernando em uma de suas webers “o aluno iniciante gosta de desenhos limpos que dão para entender” mas os erros também fazem parte do processo pois é a partir dele que chegamos ao acerto.

Assim, este trabalho teve seu abarcamento no processo de aprendizagem. As disciplinas de Desenho I e II aguçaram meus conhecimentos empíricos sobre a representação do desenho bem como a aplicação de suas técnicas e conceitos.

Esboçar, pesquisar, compartilhar e redescobrir o desenho em suas inúmeras formas e contornos tem sido maravilhoso. A cada semana, há um novo desafio, no entanto, é notório também que as mesmas são imprescindíveis.

Reconheço que tenho limitações e dificuldades, no entanto, minha sede por conhecimento não me impedirá de buscar sempre aprimoramento artístico .

Discorrer das atividades, desde a execução ao resultado, prolongar-se-ia por muitas linhas, contudo, foram de grande sabedoria e muito contribuíram para minha prática enquanto arte-educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário