Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Conhecendo as cores

Atividade: Conhecendo as cores
Assessoria Pedagógica: Arte - Livro 1


Primeira atividade – Trabalhando com as cores primárias


Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias.


Objetivos

  • Desenvolver o pensamento lógico.
  • Fazer associações.
  • Usar o senso estético, de acordo com a cor e a harmonia.
  • Criar e utilizar diferentes materiais e combinações cromáticas.
  • Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade.
  • Estimular a imaginação.
  • Reconhecer a análise e a síntese da perspectiva visual, mediante a comparação de cores.
  • Desenvolver sensibilidade para a cor.
  • Reconhecer o conceito de ausência e presença de luz: o branco e o preto.
  • Reconhecer as cores primárias.
  • Identificar o uso das cores primárias no cotidiano.






Material a ser utilizado

  • Papel canson ou papel sulfite
  • Lápis grafite no 2 ou HB
  • Borracha
  • Régua geométrica
  • Moedas ou objetos redondos, como tampinhas de refrigerante, para o traçado do gráfico de círculos
  • Lápis de cor ou canetinhas hidrográficas

Procedimentos

  • Pedir aos alunos para trazerem fotos antigas dos familiares (em branco e preto) e fotos atuais (coloridas) ou providenciar publicações somente em branco e preto e coloridas para fazer uma comparação.
  • Pedir que observem quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada.
  • Observar as cores do ambiente, do vestuário, da natureza, de tudo o que há ao redor.
  • Observar as cores dos livros, jornais, revistas e embalagens de produtos que estiverem à mão.
  • Observar cartazes ou propagandas que estiverem ao alcance.
  • Providenciar folhetos coloridos de supermercado e analisá-los.
  • Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores, como se fossem fotos ou filmes antigos.
  • Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge.
  • Questionar sobre o nome das diversas cores observadas.
  • Questionar sobre o uso da cor no cotidiano.
  • Perguntar sobre a sensação que as cores produzem.
  • Perguntar sobre a influência da cor nas emoções, no organismo e até no humor do ser humano.
  • Comentar sobre a necessidade dos estudos e das experiências feitas para classificar as cores.
  • Fazer o desenho das linhas que compõem o gráfico.
  • Providenciar cópias do desenho do gráfico.
  • Pintar os espaços com as cores primárias.
  • Escolher o material e a técnica que julgar ideal para os alunos.

Segunda Atividade – Trabalhando com as cores secundárias

  • Preencher os espaços do gráfico que representam as cores primárias e secundárias, com pintura de lápis de cor ou canetinhas hidrográficas.
  • Pintar o gráfico que representa as cores primárias e secundárias.





Objetivos

  • Desenvolver o pensamento lógico.
  • Fazer associações.
  • Usar o senso estético, de acordo com a cor e a harmonia.
  • Criar e utilizar diferentes materiais e combinações cromáticas.
  • Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade.
  • Estimular a imaginação.
  • Reconhecer a análise e a síntese da perspectiva visual, mediante a comparação de cores.
  • Desenvolver sensibilidade para a cor.
  • Reconhecer as cores a partir da decomposição da luz.
  • Reconhecer o conceito de ausência e presença de luz: o branco e o preto.
  • Reconhecer as cores secundárias.
  • Identificar o uso das cores secundárias no cotidiano.

Material a ser utilizado

  • Papel canson ou sulfite branco
  • Papel celofane nas cores primárias
  • Lápis grafite nº 2 ou HB
  • Régua geométrica
  • Moedas ou objetos redondos, como tampinhas de refrigerante, para o gráfico de círculos
  • Lápis de cor ou canetinhas hidrográficas

Procedimentos

  • Providenciar recortes de papel celofane nas cores primárias (amarelo, azul e vermelho).
  • Colocar os recortes dois a dois sobre uma folha de papel sulfite para descobrir a cor resultante na sobreposição.
  • Fazer o desenho das linhas que compõem o gráfico.
  • Executar a pintura dos espaços com as cores primárias.
  • Providenciar cópias do desenho do gráfico.
  • Preencher os espaços com as cores primárias

Orientações para o professor

  • As cores estão presentes na natureza e fazem parte do nosso cotidiano. A grande diversidade de cores deixa a vida mais bonita, inspira pessoas e artistas.
  • Isaac Newton (1642-1727), físico e matemático inglês, foi quem primeiro realizou experiências para descobrir a natureza das cores.
  • Isaac Newton descobriu, em laboratório, que um feixe de luz solar, ao atravessar um prisma de cristal, se “dividia” num feixe colorido formado pelas sete cores do arco-íris (na natureza, as gotas de chuva funcionam como o prisma).

  • Seqüência das cores do arco-íris:

  • Sobre a cor, deve-se distinguir a cor luz (obtida aditivamente) da cor pigmento (obtida subtrativamente).
  • Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ou seja, luz pura (ausência total de cor), e o preto, ou ausência total de luz, fazendo com que não se reflita nenhuma cor.
  • Preto, branco e cinza (meia-luz) não são exatamente cores. São as chamadas "cores" neutras, ou simplesmente neutros.
  • Observando o arco-íris, não vemos nenhum dos neutros.
  • Na teoria das cores, por meio das cores primárias, qualquer cor pode ser formada.
  • As primárias são também chamadas cores puras porque não sofrem mistura de outras cores na sua composição.
  • As cores primárias são o verde, o vermelho e o azul para cor luz. O amarelo, o magenta e o ciano para cor pigmento.

  • Ao misturar duas cores primárias, obtém-se uma cor secundária.




  • Ao projetar numa tela branca luz verde e luz vermelha, temos como resultado a cor amarela e, se ainda sobrepusermos o azul, dará o branco (mistura aditiva, como a que aparece na tela do computador, da câmera fotográfica, do celular, da TV).
  • A síntese subtrativa resulta numa mistura de tintas coloridas, que são constituídas por substancia orgânica ou química.
  • Ao misturar tinta amarela e magenta, temos como resultado a cor vermelha e, se ainda acrescentarmos o azul ciano, teremos o preto (mistura subtrativa, como acontece na impressora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário