Primeira atividade – Trabalhando com as cores primárias
Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias.
Objetivos
- Desenvolver o pensamento lógico.
- Fazer associações.
- Usar o senso estético, de acordo com a cor e a harmonia.
- Criar e utilizar diferentes materiais e combinações cromáticas.
- Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade.
- Estimular a imaginação.
- Reconhecer a análise e a síntese da perspectiva visual, mediante a comparação de cores.
- Desenvolver sensibilidade para a cor.
- Reconhecer o conceito de ausência e presença de luz: o branco e o preto.
- Reconhecer as cores primárias.
- Identificar o uso das cores primárias no cotidiano.
Material a ser utilizado - Papel canson ou papel sulfite
- Lápis grafite no 2 ou HB
- Borracha
- Régua geométrica
- Moedas ou objetos redondos, como tampinhas de refrigerante, para o traçado do gráfico de círculos
- Lápis de cor ou canetinhas hidrográficas
Procedimentos - Pedir aos alunos para trazerem fotos antigas dos familiares (em branco e preto) e fotos atuais (coloridas) ou providenciar publicações somente em branco e preto e coloridas para fazer uma comparação.
- Pedir que observem quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada.
- Observar as cores do ambiente, do vestuário, da natureza, de tudo o que há ao redor.
- Observar as cores dos livros, jornais, revistas e embalagens de produtos que estiverem à mão.
- Observar cartazes ou propagandas que estiverem ao alcance.
- Providenciar folhetos coloridos de supermercado e analisá-los.
- Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores, como se fossem fotos ou filmes antigos.
- Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge.
- Questionar sobre o nome das diversas cores observadas.
- Questionar sobre o uso da cor no cotidiano.
- Perguntar sobre a sensação que as cores produzem.
- Perguntar sobre a influência da cor nas emoções, no organismo e até no humor do ser humano.
- Comentar sobre a necessidade dos estudos e das experiências feitas para classificar as cores.
- Fazer o desenho das linhas que compõem o gráfico.
- Providenciar cópias do desenho do gráfico.
- Pintar os espaços com as cores primárias.
- Escolher o material e a técnica que julgar ideal para os alunos.
Segunda Atividade – Trabalhando com as cores secundárias - Preencher os espaços do gráfico que representam as cores primárias e secundárias, com pintura de lápis de cor ou canetinhas hidrográficas.
- Pintar o gráfico que representa as cores primárias e secundárias.
Objetivos
- Desenvolver o pensamento lógico.
- Fazer associações.
- Usar o senso estético, de acordo com a cor e a harmonia.
- Criar e utilizar diferentes materiais e combinações cromáticas.
- Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade.
- Estimular a imaginação.
- Reconhecer a análise e a síntese da perspectiva visual, mediante a comparação de cores.
- Desenvolver sensibilidade para a cor.
- Reconhecer as cores a partir da decomposição da luz.
- Reconhecer o conceito de ausência e presença de luz: o branco e o preto.
- Reconhecer as cores secundárias.
- Identificar o uso das cores secundárias no cotidiano.
Material a ser utilizado - Papel canson ou sulfite branco
- Papel celofane nas cores primárias
- Lápis grafite nº 2 ou HB
- Régua geométrica
- Moedas ou objetos redondos, como tampinhas de refrigerante, para o gráfico de círculos
- Lápis de cor ou canetinhas hidrográficas
Procedimentos - Providenciar recortes de papel celofane nas cores primárias (amarelo, azul e vermelho).
- Colocar os recortes dois a dois sobre uma folha de papel sulfite para descobrir a cor resultante na sobreposição.
- Fazer o desenho das linhas que compõem o gráfico.
- Executar a pintura dos espaços com as cores primárias.
- Providenciar cópias do desenho do gráfico.
- Preencher os espaços com as cores primárias
Orientações para o professor - As cores estão presentes na natureza e fazem parte do nosso cotidiano. A grande diversidade de cores deixa a vida mais bonita, inspira pessoas e artistas.
- Isaac Newton (1642-1727), físico e matemático inglês, foi quem primeiro realizou experiências para descobrir a natureza das cores.
- Isaac Newton descobriu, em laboratório, que um feixe de luz solar, ao atravessar um prisma de cristal, se “dividia” num feixe colorido formado pelas sete cores do arco-íris (na natureza, as gotas de chuva funcionam como o prisma).
- Seqüência das cores do arco-íris:
- Sobre a cor, deve-se distinguir a cor luz (obtida aditivamente) da cor pigmento (obtida subtrativamente).
- Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ou seja, luz pura (ausência total de cor), e o preto, ou ausência total de luz, fazendo com que não se reflita nenhuma cor.
- Preto, branco e cinza (meia-luz) não são exatamente cores. São as chamadas "cores" neutras, ou simplesmente neutros.
- Observando o arco-íris, não vemos nenhum dos neutros.
- Na teoria das cores, por meio das cores primárias, qualquer cor pode ser formada.
- As primárias são também chamadas cores puras porque não sofrem mistura de outras cores na sua composição.
- As cores primárias são o verde, o vermelho e o azul para cor luz. O amarelo, o magenta e o ciano para cor pigmento.
- Ao misturar duas cores primárias, obtém-se uma cor secundária.
- Ao projetar numa tela branca luz verde e luz vermelha, temos como resultado a cor amarela e, se ainda sobrepusermos o azul, dará o branco (mistura aditiva, como a que aparece na tela do computador, da câmera fotográfica, do celular, da TV).
- A síntese subtrativa resulta numa mistura de tintas coloridas, que são constituídas por substancia orgânica ou química.
- Ao misturar tinta amarela e magenta, temos como resultado a cor vermelha e, se ainda acrescentarmos o azul ciano, teremos o preto (mistura subtrativa, como acontece na impressora).
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