Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Desenho II- Diário Gráfico

Diário Gráfico

Renato Alarcão nos convida a usar o diário gráfico, pois segundo ele é uma estratégia de desbloqueio criativa onde se usa o livro como suporte e concordo com ele pois é uma forma de registro de nossos trabalhos.

Ele cita ainda vários artistas que fizeram ou fazem uso do diário gráfico como Pablo Picasso que de 178 ou 175 cadernos inteiros resultaram em uma única pintura.

Leonardo da Vinci se não tivesse usado o caderno sua obra estaria perdida pois uma pessoa teria uma folha, enquanto outra pessoa teria outra folha e assim sucessivas pessoas teriam folhas diferentes e pelo fato dele trabalhar com caderno pode colocar seu conteúdo de uma forma seqüencial.Portanto, o caderno é o local onde a gente coleciona as etapas do processo.

O diário nos permite ainda colecionar experimentações. Conseqüentemente, vários artistas tinham como hábito o uso de cadernos de anotações, pois o caderno serve para registrar, guardar e organizar as idéias para que elas não se percam.

Renato Alarcão finaliza sua fala nos chamando a atenção para o registro além de nos alertar para o erro que também deve ser registrado, pois ele nos leva ao acerto e que, portanto no caderno devemos colecionar absolutamente tudo, pois cada etapa é um processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário