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domingo, 31 de outubro de 2010

Paulo Freire é, foi e continua sendo importante porque despertou nas pessoas a crença de que é possível mudar o mundo. Na obra de Paulo Freire há uma reserva de altruísmo, generosidade e bondade. Ele nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. Sua alfabetização foi a partir das suas próprias palavras, ou seja, palavras de sua prática, de sua infância, assim sendo ele defende a prática. Aparece como defensor da educação de adultos na década de 50 e segundo alguns teóricos ele alfabetizou 300 trabalhadores rurais em 40 horas.

Seu método de teoria do conhecimento foi inventado e construído por ele numa visão de mundo. Paulo Freire iniciou suas pesquisas de campo, e através delas pode confirmar que as metodologias e os materiais didáticos utilizados, estavam desmotivando os alunos, que demoravam muito a apresentar resultados e acabavam abandonando os estudos. Após esta conclusão, Freire elaborou seu método, montou sua equipe e partiu para o desafio de alfabetizar para além das cartilhas.Para realização de seu trabalho, o educador deveria saber ouvir o educando em suas experiências e através delas elaborar seu roteiro de ação, apresentando materiais que apresentassem sentido para a vida dos alfabetizandos, proporcionando a eles ricos momentos de reflexão, durante os "círculos de cultura" - nomenclatura utilizada por Freire para apresentar essa fase do método. Os resultados foram surpreendentes, os alunos foram alfabetizados em pouco tempo e apenas um se evadiu, evidenciando o sucesso do método.

Ele jamais concordou com práticas educacionais que transmitissem aos sujeitos um saber já construído. Ele acreditava que o ato de educar deve contemplar o pensar e o concluir, contrapondo a simples reprodução de idéias impostas - alfabetização deveria ser sinônimo de reflexão, argumentação, criticidade e politilização.

Segundo Paulo Freire a escola não pode ser alheia a forma de pensar que os educandos trazem. A educação como prática de liberdade para Paulo Freire tem que ser dialógica, já que aprendemos ao longo de nossas vidas, uma vez que somos seres inacabados. Não há tempo próprio de aprender, aprendemos a vida toda, portanto o aluno tem que ser o protagonista de sua aprendizagem.

De acordo com Paulo Freire, o educador é aquele que orienta que dá sentido, que constrói sentido. É um animador, um organizador da aprendizagem. E é função do educador fazer com que o aluno tenha autonomia intelectual e que consiga caminhar com suas próprias “pernas”. Essa escola é cidadã e forma para a cidadania e pela cidadania. Em seu legado Freire enfatiza a educação como prática de libertar o ser humano das amarras impostas por interesses pessoais e políticos, proporcionando a educadores reflexões a respeito de suas responsabilidades enquanto mediadores de conhecimento, livre de alienações que descaracterizam uma educação significativa e contrapõem a "formação de um cidadão crítico e consciente" - objetivo maior do processo educacional vigente.

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