O Estágio curricular obrigatório supervisionado é um componente curricular que tem como princípio fundamental o vínculo entre teoria e prática social como está evidenciado na LDB. O Estágio exercita as competências básicas do núcleo comum, ou seja, possibilita a vivência da prática profissional do arte-educador em instituições sociais, elaborando diagnósticos, produzindo análises e construindo projetos de intervenção para atuar . O Estágio inclui ainda, o desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que caracterizam cada ênfase proposta pelo curso.
Nesse sentido, entendo o estágio como possibilidade de ressignificação da identidade numa proposta de formação contínua para professores que já estão no exercício do magistério. Nesse contexto o profissional que se vê diante do estágio supervisionado em um curso de formação docente precisa, em primeiro lugar, compreender o sentido e os princípios dessa disciplina, que, nesse caso, assume o caráter de formação contínua, tendo como base a idéia de emancipação humana.
Assim, quando os professores-alunos são convidados a trabalhar os conteúdos e as atividades do estágio no campo de seu conhecimento específico, percebem que os problemas e possibilidades de seu cotidiano serão debatidos, estudados e analisados à luz de uma fundamentação teórica e , assim, fica aberta a possibilidade de se sentirem co-autores desse trabalho.
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