Museu: um museu é um estabelecimento permanente, administrado para satisfazer o interesse geral de conservar, estudar, evidenciar através de diversos meios e essencialmente expor, para o deleite e educação do público, um conjunto de elementos de valor cultural: coleções de interesse artístico, histórico, científico e técnico, jardins botânico, zoológico e aquários, etc.
São semelhantes aos museus as bibliotecas e arquivos que mantém salas de
exposição permanentes. (Rivièra, 1958:15)
Os museus são como portais para um mundo filosófico e fonte preciosa de conhecimento e descobertas para aprendizes com perfil pesquisador.
O museu deve conciliar as necessidades de evocação e celebração da memória com a responsabilidade de promover a consciência histórica. Acelebração,a evocação e a memória devem estar presentes nos museus, não porém, como objetivos e meras obras de arte e sim como objetos de conhecimento. O museu caracteriza-se por ocupar um espaço, possuir uma coleção e estar aberto ao público, podendo pertencer tanto ao setor público quanto privado.
De acordo com Alice Bemvenuti dando prioridade à qualidade do ensino, a Escola Nova impulsiona ações motivadoras em ambientes como o dos museus. Com a recuperação do potencial dos velhos museus, a partir da década de 30, intelectuais preocupados com a relação escola e museu, produzem textos, promovem reflexões e favorecem pesquisas. Assim, são impressos materiais que oferecem leituras, ainda que poucas, ao magistério e aos interessados sobre o sistema educativo dos museus, garantido que os registros também servissem para a reflexão aos futuros encontros dos estudiosos.
...”que os Museus, ao lado de outras funções que lhes cabem, têm de ser grandes escolas populares, escolas que ensinam tudo, de um determinado setor, a todos, a qualquer momento, sem o intermédio do livro ou do professor” (Venancio Filho, 1939:51).
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