Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Planejamento de unidade- Arte e patrimônio cultural

PLANEJAMENTO DE UNIDADE – Arte e Patrimônio Cultural


Disciplina: Arte

Ano: 2010

Turma: 8ª série e Ensino Médio


Tema: Arte e Patrimônio Cultural

Objetivos

Conteúdos

Atividades/Estratégias

Recursos

No de aulas

Avaliação

-Observar, analisar e relacionar as diferentes formas de manifestação cultural presentes nos movimentos artísticos produzidos na cultura regional em diferentes tempos e espaços da história.

-Identificar e reconhecer a importância das manifestações e dos produtores artísticos e

culturais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas.

- Reconhecer a importância da arte e das manifestações culturais na sociedade e na

vida das pessoas.

- Experimentar, vivencias em produções coletivas as propriedades expressivas e construtivas dos materiais,

suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas manifestados em diversos meios de comunicação da imagem: fotografia, vídeo, telas de computador, publicações, publicidade, entre outros.

A Arte e as manifestações artísticas, culturais em âmbito local e regional em diferentes tempos históricos considerando a sua dimensão sensível e a sua inserção na sociedade

ü artistas locais e regionais,

ü heranças culturais,

ü grupos regionais

Será feita através de uma explanação sobre o tema A Cultura na Região Sudoeste Serrana do Espírito Santo, mostrando alguns folders, revistas, imagens desta região como forma de incentivo a pesquisa. Neste momento será pedido aos alunos que fotografem objetos que fazem parte da cultura do seu município e tragam para a próxima aula.

No dia marcado para trazer todas as fotos, os alunos serão divididos em grupos, de acordo com a temática das fotos (artesanato, paisagens/monumentos, comidas, manifestações culturais/danças, objetos decorativos e utilitários antigos). Estes grupos discutirão sobre os temas abordados e serão orientados a montar um vídeo, no programa Movie Maker, para posterior apresentação.

Fotos, revistas, folders, máquina fotográfica, computador, datashow, CDs.

06

Elaboração de um relatório, desde o momento da coleta das fotos, do momento de divisão dos grupos, montagem do vídeo e apresentação, enfatizando o que acharam de mais relevante, curiosidades descobertas, bem como o que aprenderam sobre a cultura da região pesquisada.

Um comentário: